Orientações para preenchimento dos Diários de Classe.

E.E. “PROF. JUVENAL MACHADO DE ARAÚJO”

 

ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DOS DIÁRIOS DE CLASSE – 2009

 

- Encapar os diários com plástico transparente ou colocar capa protetora. Caso utilize outro tipo de capa de papel deverá constar na capa uma etiqueta com as informações. Por favor, não utilize etiquetas decorativas nos campos internos dos diários e nem externos.

- Preencher as informações da capa do diário e todos os campos internos com a cor de caneta azul. Somente utilizar a caneta.

- Preencher os nomes dos alunos sem abreviar, de acordo com a listagem fornecida pela secretaria da escola, pois a mesma é feita mediante certidão de nascimento.

- Os alunos matriculados no decorrer do ano darão prosseguimento à lista. Todos os professores deverão seguir a mesma sequencia, fornecida pela secretaria.

- Registrar a freqüência dos alunos, utilizando “c” para o comparecimento e “f” para faltas.

- A chamada deve ser feita no início ou durante a aula. Quando o aluno faltar e houver atestado médico, peça ao aluno que de imediato entregue o atestado para a secretaria ou coordenação e não retenha o atestado em sua posse.

- Não é permitido nenhum tipo de rasura nos diários de classe, nem a utilização de corretivos de qualquer tipo, no caso de erro fazer a ressalva nos campos de observação dos bimestres ou do final do diário de classe.

- O total de faltas dos alunos deve corresponder ao número de faltas apontadas no campo de freqüência.

- Os sábados letivos devem ser contados como aulas previstas e dadas para todas as turmas e devem ser registrados no campo de observação correspondente a cada bimestre.

- Eliminação (transferência e evasão): passar um traço e datar a partir da comunicação da secretaria.

- As aulas previstas e dadas devem ser correspondentes ao quadro da secretaria.

- Não é permitido incluir folhas no diário  e nem substituir folhas por outras diferentes das que foram danificadas, a substituição deve ser feita por outra folha do mesmo modelo da danificada e esta pode ser solicitada à equipe gestora.

- Utilizar o mesmo padrão de notas para todos os bimestre e documentos, isto é com a utilização da vírgula, por exemplo, 10,0.

- A ausência do professor deve ser registrada como aula prevista e dada, pois não dispensamos alunos. Lembrete: deixar sempre na coordenação, as atividades da aula e o material de aula a ser utilizado pela professora eventual, neste dia.

- No campo de freqüência as datas devem ser  em ordem crescente, conforme calendário escolar recebido e se houver erro na sequencia, deve ser feita ressalva no campo de observações.

- Os diários deverão permanecer dentro dos armários dos professores na sala dos professores, não sendo necessário o professor retirá-lo da escola e permanecendo a disposição da unidade.

- O registro do conteúdo deverá ser correspondente e de acordo com a data da chamada. É necessário datar os conteúdos não deixando espaços em branco e nem utilizando “nuvens” nos campos do diário de classe.

- Não deixe nenhum espaço em branco, não pule linha e não utilize “nuvens” nos campos do diário.

- As notas devem ser identificadas com o nome das avaliações e atividades avaliadas.

- O fechamento dos campos do diário de classe e bimestres devem ser encerrados sem deixar nenhum espaço em branco ou aberto.

- Fazer ressalva em todos os erros de todos os campos do diário de classe.

- Todas as ocorrências dos alunos devem ser devidamente registradas pelo professor no campo de registro e observações do professor.

- O diário de classe do professor e todas as informações fornecidas nele são de responsabilidade do professor, podendo este ser advertido pela Direção, caso haja divergência de informações e relapso com o documento ou a falta do preenchimento e preenchimento incorreto.

- Os conteúdos devem ser relativos e associados aos conteúdos do planejamento e Proposta Curricular e se necessário adaptar o planejamento constantemente.